O conteúdo desta página requer uma versão mais recente do Adobe Flash Player.

Obter Adobe Flash player

Solicite a avaliação de seu imóvel, por telefone: (31) 3129-1513 / (31) 9931-8011 / (31) 9958-0306

por e-mail: contato@muner.com.br

Avaliação de Imóveis 

Avaliar o patrimônio é uma tarefa que requer seriedade e competência. Nessa atividade, o profissionalismo irrepreensível e a constante atualização tecnológica, adquirida ao longo dos anos, leva à precisão, aos valores venais e locativos dos bens avaliados, fundamentais para um bom negócio e ao alcance do sucesso.

As avaliações de imóveis definem o rumo a seguir, a tomada de decisão na hora de colocar um bem em alguma transação que envolva compra e venda, uma garantia hipotecária, financiamento, dação em pagamento, etc.

Quando avaliamos um bem, temos a responsabilidade de atribuirmos o valor justo, o valor Real e, para isso, uma série de fatores nos dão a convicção para chegar ao resultado final, ou seja, o valor correto da propriedade.

Veja alguns de nossos serviços:

Avaliações de fazendas, terrenos e sítios;

Avaliações de imóveis residenciais, comerciais e industriais;

Avaliações de terrenos e glebas urbanas;

Avaliações de imóveis rurais, culturas e semoventes;

Avaliações de complexos industriais;

 

O que é o serviço de Avaliação de Imóveis?
É a precisão e fundamentação técnica do valor de mercado dos bens ou de direitos sobre eles, o que é denominados intangíveis. Esta definição é feita dentro de procedimentos técnicos e normativos, para a determinação das análises de valor.

Os bens materiais são os imóveis urbanos, rurais e industriais, os veículos, as máquinas e equipamentos, o cultivo agrícola e os semoventes.

Na categoria dos intangíveis, estão incluídos o fundo de comércio, os lucros cessantes, as marcas e patentes.

 

Qual o objetivo da Avaliação de Imóveis?
É a determinação técnica do valor de um imóvel ou de um direito sobre ele, empregada em uma variedade de situações, dentro e fora do âmbito judicial, tais como, inventários, dissolução de sociedade, desapropriação de imóveis, operações de compra e venda, aluguel, cobrança de tributos, seguros, hipotecas, estudos de dinâmica imobiliária e outros.

 

Qual tipo de imóvel pode ser objeto de uma avaliação?
Podem ser avaliados fazendas, terrenos, sítios, áreas, lotes, terrenos para habitação ou comércio, glebas urbanizáveis, casas, apartamentos, salas comerciais ou prédios industriais.

 

O que o Profissional de Avaliações deve conhecer?
Para que seja feita uma boa avaliação, o profissional deve conhecer não somente as ferramentas matemáticas envolvidas no cálculo, mas também o funcionamento do mercado onde o imóvel está situado. Os avaliadores precisam conferir as condições em que são feitas as transações para verificar se os preços não estão destoando do mercado.

 

Qual a diferença entre valor e preço?
Existem várias definições e interpretações para valor, valor de mercado e preço. O valor é intrínseco ao bem e depende das variáveis de mercado, de ambiente e das técnicas adotadas para sua determinação. Ele pressupõe uma situação de negócio entre as duas partes envolvidas, de modo que não haja qualquer pressão externa sobre elas.

O preço depende da situação do negócio, dos interesses pessoais e comerciais das pessoas e instituições envolvidas no processo e este, sim, sofre pressões externas.

Deve ser lembrado que o valor é único, para um determinado momento e situação de mercado. A Norma diz: “O valor a ser determinado corresponde sempre àquele que, num dado instante, é único, qualquer que seja a finalidade da avaliação. Esse valor corresponde, também, ao preço que se definiria em um mercado de concorrência perfeita…”.

O valor não é característica do bem a ser avaliado, podendo variar, porém, se considerarmos um determinado momento, ele é único.

O preço, ao contrário, é múltiplo, variando em uma faixa de acordo com os agentes da negociação e, também, está sujeito a flutuações de curto prazo, tais como as decorrentes de situações econômicas, campanhas publicitárias, novos empreendimentos ou perspectiva de alterações na legislação.

Os números obtidos nas pesquisas de transações consistem, na verdade, de uma faixa de preços, cuja média ou “valor mais provável” é o que chamamos de “valor de mercado”.

 

A importancia da avaliação de imóveis?
Para obter uma noção clara, isenta e imparcial do que realmente valem os bens, bem como, para atuar nas diversas situações em que se requerem determinações de valores por parte de alguém que não está envolvido diretamente no negócio.

A avaliação de imóvel também é prevista em lei para algumas situações, como a perícia judicial para determinar o valor de um imóvel, avaliação de imóvel em casos de desapropriação, entre outras situações. É recomendado que sempre se busque uma correta avaliação de um imóvel para que, após saber seu valor, se coloque à venda ou locação.